terça-feira, 29 de novembro de 2011

Atividade _4.3
Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas
           
Os  recursos  tecnológicos  nas escolas vem sendo inseridos há muito tempo aos poucos,.  Só que agora com mais intensidade, uma vez que o mundo digital já faz parte da vida diária das pessoas  e do contexto educacional, embora ainda não esteja contemplada no currículo ela já está inserida na sala de aula como  ferramenta didática na compreensão de uma leitura do mundo real e como parte fundamental no processo de ensino.
            Um dos maiores obstáculos que nós educadoras enfrentamos para usar adequadamente  os recursos midiáticos na escola é a falta de capacitação ou formação para nós. O  que sabemos  em relação ao uso  das tecnologias na sala de aula é de formação pessoal,  que procuramos adaptar  esses conhecimentos aos conteúdos propostos como mediadora e articuladora  que somos , uma vez,  que a realidade escolar exigi  isso, pois se não nos atualizarmos quem dará aula para nós serão os alunos porque na matéria de internet eles já estão na frente de muitos educadores.
            Para  que  o uso das tecnologias sejam usadas como aliadas na educação cabe ao professor primeiro compreender  e pensar o mundo através da força da mídia,para depois repassar para os alunos esses valores. Só então estaremos inserindo essa ferramenta  de forma significativa e favorável   no processo ensino aprendizagem.
            Falar das práticas da sala  de aula com uso das tecnologias é fácil, porque tenho a oportunidade de acompanhar os trabalhos realizados pelas professoras uma vez que faço parte da coordenação da escola.
            Um relato que presenciei e que merece ser  partilhado foi a professora do 2° ano “C”,  que trabalhou   o “Bullying  na escola “ depois de  comentar e debater o assunto ela produziu um vídeo com cenas retratando o tema com os próprios aluno, o vídeo chamou mais a atenção dos alunos do que o próprio texto escrito, porque eles fizeram parte da construção do conhecimento com uso adequado das tecnologias como apoio  á aprendizagem dos mesmos. Após produzir o vídeo eles assistiram e foi feita uma discussão em relação  as atitudes demonstrada  no  vídeo  e as conseqüências que elas podem causar na vivência do agressor e do agredido, foi um marco na aprendizagem   onde a tecnologias foi usada como incentivo  na construção do conhecimento.
Um  outro  trabalho que merece destaque foi  a apresentação  do grupo que fez o projeto sobre  “Os Jardins de Monet”, o grupo desenvolveu aulas interessantes bem envolvente onde os alunos tiveram participação surpreendente. O grupo pesquisou tudo sobre o artista  no laboratório de informática e houve uma interação excelente entre o grupo. Veja o relato da professora: “  Neste momento pudemos perceber que o nível de entrosamento das crianças com essa tecnologia varia muito, pois enquanto alguns com muita autonomia e desenvoltura operavam a máquina e até auxiliavam colegas, outros com certo receio e timidez solicitavam ajuda. A escrita com teclado foi um dos grandes desafios para boa parte da turma...Interagiram com as mídias (computador e internet), desenvolvendo maior motivação e envolvimento na construção de conhecimentos“. Dágla Pajeú

Após ler e analisar  o texto de Silvio Pereira da Costa, pude perceber a importância da criação do jornal na escola como um meio de informar os acontecimentos reais da escola, da cidade e até mesmo da educação, além de incentivar os alunos a ler, escrever, produzir e saber defender seu ponto de vista de forma critica e segura e ainda torna o currículo mais dinâmico e prazeroso.  A Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus, fez uso desse jornal como ação do PPP por muitos anos.
Hoje temos o laboratório de informática na escola que  abre novos caminhos para educação  procuramos fazer um  bom planejamento onde este recurso serve como estímulo no processo cognitivo do aluno contribuindo para leitura critica do mundo real. È visível  o interesse dos professores em inserir as tecnologias em suas aulas, acredito que este é o caminho.
  Se  temos hoje baixo nível de compreensão, interpretação e reflexão por parte dos alunos é porque falta dentro do processo ensino aprendizagem o uso das múltiplas potencialidades dos nossos alunos para que eles possam ir além do que está escrito em determinados textos, portanto, nós temos que repensar nossas práticas didáticas e procurar inserir as tecnologias como nossas aliada de fato na EDUCAÇÂO E  NA APRENDIZAGEM.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário