3.5_Conceito
“CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO
DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO”
O projeto por nós desenvolvido nas turmas de 5° ano sobre Pop Arte, faz parte da grade Curricular na disciplina de
Arte, que contempla os conteúdos de pintura, as cores e suas dimensões,
desenhos diversos, música, entre outros. O que não está presente no currículo é
o uso das tecnologias digitais que hoje são ferramentas de apoio pedagógico e
já se tornam parte do plano de aula dos educadores, uma vez que a escola dispõe
de laboratório com uso da internet, mas certamente quando houver a revisão
curricular estes instrumentos pedagógicos serão incorporados com o seu real
valor.
Quando planejamos, executamos uma aula bem dinâmica, significativa e
participativa, certamente os conteúdos atitudinais, procedimentais e
conceituais já estão inseridos porque na medida em que os alunos aprendem a ter
atitudes de valores em relação a qualquer informação recebida essas atitudes
permeiam todas as ações educativas que diz respeito à convivência com os outros respeitando os valores de cada
um.
Quando o aluno constrói seu conhecimento com o auxílio do professor, ou
melhor, aprende a fazer algo que ele não sabia, com uma autonomia que antes não
tinha, já se configura como conteúdo atitudinal. Para a construção ativa da
capacidade intelectual do educando instigada pelos educadores através de fatos,
conteúdos ou desafios propostos levando-os a aprender e conhecer já estão
contemplados e desenvolvidos os conteúdos procedimentais. Na aula de Pop Arte
os conceitos acima citados foram todos desenvolvidos satisfatoriamente pelos
educandos.
Todo e qualquer conteúdo que é bem planejado, bem desenvolvido, bem
articulado com um bom resultado na aprendizagem faz parte do currículo, uma vez
que todos os afazeres pedagógicos da escola são realizados para enriquecer,
melhorar e contemplar o processo ensino aprendizagem.
Enfatizamos, no entanto, que o
desenvolvimento do currículo, na realidade da escola e no contexto da sala de
aula, vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos
alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no
sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional. (GUIA DO
CURSISTA, 2010, p. 158).
Dentro deste contexto às vezes é
preciso fazer adaptações de conteúdos e ferramentas que nem sempre estão
inseridos no currículo, mas que são necessários ensinar, no caso das
tecnologias que utilizamos no projeto como apoio pedagógico, os alunos usaram a
internet para pesquisar, ler e construir historinhas em quadrinhos com uso do
HAGAQUÊ, que foi ótimo, eles construíram sua própria aprendizagem. “Currículo
são todas as ações, procedimentos, trabalhos, parcerias e conteúdos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário