terça-feira, 29 de novembro de 2011

Uma lição de vida para nós educadores.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
Atividade _4.3
Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas
           
Os  recursos  tecnológicos  nas escolas vem sendo inseridos há muito tempo aos poucos,.  Só que agora com mais intensidade, uma vez que o mundo digital já faz parte da vida diária das pessoas  e do contexto educacional, embora ainda não esteja contemplada no currículo ela já está inserida na sala de aula como  ferramenta didática na compreensão de uma leitura do mundo real e como parte fundamental no processo de ensino.
            Um dos maiores obstáculos que nós educadoras enfrentamos para usar adequadamente  os recursos midiáticos na escola é a falta de capacitação ou formação para nós. O  que sabemos  em relação ao uso  das tecnologias na sala de aula é de formação pessoal,  que procuramos adaptar  esses conhecimentos aos conteúdos propostos como mediadora e articuladora  que somos , uma vez,  que a realidade escolar exigi  isso, pois se não nos atualizarmos quem dará aula para nós serão os alunos porque na matéria de internet eles já estão na frente de muitos educadores.
            Para  que  o uso das tecnologias sejam usadas como aliadas na educação cabe ao professor primeiro compreender  e pensar o mundo através da força da mídia,para depois repassar para os alunos esses valores. Só então estaremos inserindo essa ferramenta  de forma significativa e favorável   no processo ensino aprendizagem.
            Falar das práticas da sala  de aula com uso das tecnologias é fácil, porque tenho a oportunidade de acompanhar os trabalhos realizados pelas professoras uma vez que faço parte da coordenação da escola.
            Um relato que presenciei e que merece ser  partilhado foi a professora do 2° ano “C”,  que trabalhou   o “Bullying  na escola “ depois de  comentar e debater o assunto ela produziu um vídeo com cenas retratando o tema com os próprios aluno, o vídeo chamou mais a atenção dos alunos do que o próprio texto escrito, porque eles fizeram parte da construção do conhecimento com uso adequado das tecnologias como apoio  á aprendizagem dos mesmos. Após produzir o vídeo eles assistiram e foi feita uma discussão em relação  as atitudes demonstrada  no  vídeo  e as conseqüências que elas podem causar na vivência do agressor e do agredido, foi um marco na aprendizagem   onde a tecnologias foi usada como incentivo  na construção do conhecimento.
Um  outro  trabalho que merece destaque foi  a apresentação  do grupo que fez o projeto sobre  “Os Jardins de Monet”, o grupo desenvolveu aulas interessantes bem envolvente onde os alunos tiveram participação surpreendente. O grupo pesquisou tudo sobre o artista  no laboratório de informática e houve uma interação excelente entre o grupo. Veja o relato da professora: “  Neste momento pudemos perceber que o nível de entrosamento das crianças com essa tecnologia varia muito, pois enquanto alguns com muita autonomia e desenvoltura operavam a máquina e até auxiliavam colegas, outros com certo receio e timidez solicitavam ajuda. A escrita com teclado foi um dos grandes desafios para boa parte da turma...Interagiram com as mídias (computador e internet), desenvolvendo maior motivação e envolvimento na construção de conhecimentos“. Dágla Pajeú

Após ler e analisar  o texto de Silvio Pereira da Costa, pude perceber a importância da criação do jornal na escola como um meio de informar os acontecimentos reais da escola, da cidade e até mesmo da educação, além de incentivar os alunos a ler, escrever, produzir e saber defender seu ponto de vista de forma critica e segura e ainda torna o currículo mais dinâmico e prazeroso.  A Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus, fez uso desse jornal como ação do PPP por muitos anos.
Hoje temos o laboratório de informática na escola que  abre novos caminhos para educação  procuramos fazer um  bom planejamento onde este recurso serve como estímulo no processo cognitivo do aluno contribuindo para leitura critica do mundo real. È visível  o interesse dos professores em inserir as tecnologias em suas aulas, acredito que este é o caminho.
  Se  temos hoje baixo nível de compreensão, interpretação e reflexão por parte dos alunos é porque falta dentro do processo ensino aprendizagem o uso das múltiplas potencialidades dos nossos alunos para que eles possam ir além do que está escrito em determinados textos, portanto, nós temos que repensar nossas práticas didáticas e procurar inserir as tecnologias como nossas aliada de fato na EDUCAÇÂO E  NA APRENDIZAGEM.

 

sábado, 26 de novembro de 2011

Atividade 4.2: navegando por vídeos e outras mídias.

Repositórios educacionais de material multimídia

Navegar na internet quando dispomos de tempo para isto é sempre navegar em busca de conhecimento, principalmente nós educadoras que quando abrimos um site o que mais nos chama a atenção é algo referente ao contexto educacional, foi dentro desta proposta que essa atividade foi sugerida, explorar o que há no Portal do Professor e comentar o que mais me chamou atenção.  Confesso que foi difícil porque este Portal é o que há de melhor para nós, como: vídeos interessantes, sugestões variadas, blogs espetaculares, matérias enriquecedoras sobre aulas, educação, atividades entre outras.
Entrei no Domínio Público, um lugar dentro do Portal do Professor, um ambiente virtual que serve para promover a divulgar  as obras literárias, artísticas, científicos e outras para as pessoas que tem interesse pelos assuntos disponíveis. Acessei vídeos,  textos, imagens, gravuras e encontrei um vídeo só de imagens chamado de “Aurora Luminosa” da TV Escola – Arte, iniciei sem achar muita graça, no entanto encantei-me, com imagens maravilhosas que retratam a história do Brasil  do período colonial, onde o Brasil viveu anos de pobreza, miséria, domínio português, imagens que retrata a beleza da mulher, momentos importante da politica e fatos marcantes da história brasileira, tem escrito “dois brasis”, ou seja, duas realidades diferentes a riqueza, luxo, poder e no outro a miséria total em todos os sentidos, o vídeo mostra o desenvolvimento das grandes metrópoles brasileira, concertos musicais e belas paisagens. Pra mim foi reviver uma trajetória da História do Brasil, através de belas imagens que dizem mais que palavras.
Gostei muito de acessar os blogs principalmente um com o titulo “A Arte de Educar” eles é simplesmente completo e sugestivo. Navegar por vídeos e outras mídias é a oportunidade de conhecer realidades diferentes e interagir com o mundo através da net. Isto é dez!!!!!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=3N5CLGpH3tE&feature=related

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ATIVIDADE4.1_REFLEXÕES: CONHECENDO OBJETOS MULTIMÍDIA

                       

Após assistir os vídeos sugeridos no guia do cursista o passo, do Takagi Masakatsu e do Mystery GuitarMan,  pude perceber e admirar mais uma vez a importância da multimídia  utilizada de formas tão simples e com um resultado surpreendente. Principalmente  no  vídeo “Passo”, são movimentos que podem ser utilizados em sala de aula nas disciplinas de artes e educação física como forma inovadora de incluir o corpo como peça principal  na utilização de múltiplos meios para formar: sons, animação, ritmo e autoconfiança, movimentos que transformam passos em ritmos musicais. O vídeo “O Passo de Lucas Ciavatta” mostrou  que usando os recursos tecnológicos apropriados com uma boa criatividade produz-se vídeos super interessante, Isto é visível quando ele usou o corpo  para produzir diversos sons e movimentos, basta contar com alguém que tenha habilidades para a arte da dança e ensaiar  para que os passos fiquem em sintonia  repassando para o público um sentido gostoso de ver e ouvir. Este vídeo foi o que mais me chamou a atenção porque foi produzido com uma ferramenta de extrema importância dentro da aprendizagem que é o CORPO. O resultado foi magnífico e fácil de ser adotado pelos educadores como forma de superação de limites, trabalhando coordenação motora, ritmos, disciplina, atenção, harmonia, trabalho coletivo e individual e outros... É só aproveitar e fazer bom uso do que temos a nossa disposição para sermos inovadores utilizando as multimídias como apoio educacional. Aproveitemos as idéias mostradas nos vídeos para desenvolvermos atividades semelhantes, porque criatividade nós educadores temos de sobra e tecnologias disponíveis para isso também. Aproveitemos!!!!!! 


                              http://www.youtube.com/watch?v=nhd9q4ukOok&feature=fvsr

quarta-feira, 16 de novembro de 2011


3.5_Conceito

 CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO”



O projeto por nós desenvolvido nas turmas de 5° ano sobre Pop Arte, faz  parte da grade Curricular na disciplina de Arte, que contempla os conteúdos de pintura, as cores e suas dimensões, desenhos diversos, música, entre outros. O que não está presente no currículo é o uso das tecnologias digitais que hoje são ferramentas de apoio pedagógico e já se tornam parte do plano de aula dos educadores, uma vez que a escola dispõe de laboratório com uso da internet, mas certamente quando houver a revisão curricular estes instrumentos pedagógicos serão incorporados com o seu real valor.

Quando planejamos, executamos uma aula bem dinâmica, significativa e participativa, certamente os conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais já estão inseridos porque na medida em que os alunos aprendem a ter atitudes de valores em relação a qualquer informação recebida essas atitudes permeiam todas as ações educativas que diz respeito à convivência  com os outros respeitando os valores de cada um.

Quando o aluno constrói seu conhecimento com o auxílio do professor, ou melhor, aprende a fazer algo que ele não sabia, com uma autonomia que antes não tinha, já se configura como conteúdo atitudinal. Para a construção ativa da capacidade intelectual do educando instigada pelos educadores através de fatos, conteúdos ou desafios propostos levando-os a aprender e conhecer já estão contemplados e desenvolvidos os conteúdos procedimentais. Na aula de Pop Arte os conceitos acima citados foram todos desenvolvidos satisfatoriamente pelos educandos.

Todo e qualquer conteúdo que é bem planejado, bem desenvolvido, bem articulado com um bom resultado na aprendizagem faz parte do currículo, uma vez que todos os afazeres pedagógicos da escola são realizados para enriquecer, melhorar e contemplar o processo ensino aprendizagem.



            Enfatizamos, no entanto, que o desenvolvimento do currículo, na realidade da escola e no contexto da sala de aula, vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional. (GUIA DO CURSISTA, 2010, p. 158).



Dentro deste contexto às vezes é preciso fazer adaptações de conteúdos e ferramentas que nem sempre estão inseridos no currículo, mas que são necessários ensinar, no caso das tecnologias que utilizamos no projeto como apoio pedagógico, os alunos usaram a internet para pesquisar, ler e construir historinhas em quadrinhos com uso do HAGAQUÊ, que foi ótimo, eles construíram sua própria aprendizagem. “Currículo são todas as ações, procedimentos, trabalhos, parcerias e conteúdos.”





Atividades desenvolvidas em sala de aula.


1º Momento:

  • Sondagem prévia do conhecimento dos alunos;
  • Explanação do conteúdo para os alunos;
  • Proposta de atividades a serem realizadas no laboratório de informática;



2º Momento:

  • Pinturas individuais de gravuras de Arte Pop e Cordel;
  • Depoimento escrito sobre a aula;
  • Exposição dos trabalhos na escola;



Atividades desenvolvidas no Laboratório:

  • Uso do data show para explicação do conteúdo com slide e imagens;
  • Uso da internet para pesquisa e leitura sobre o assunto;
  • Uso do programa HagaQuê para criação de história em quadrinhos relacionada ao tema trabalhado.



Conclusões

Os alunos demonstraram seu desenvolvimento na aprendizagem usando as tecnologias como forma de construir seu conhecimento através da criação ou produção da história em quadrinho e com a pintura e depoimentos escritos sobre Pop Arte.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Literatura de cordel e Pop Arte

Autor e Co-autor(es)                                                        
Autora: Ana Rachel Figueira Rocha
Co-autores: LuisaLeocádio Barbosa
                    Marineide Martins Duarte
                    Railon Borges
                   Simone Elias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental
História
Cidadania e cultura no mundo da arte.
Ensino Fundamental
Artes
Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais e pintura.
Ensino Fundamental 
Língua Portuguesa
Pesquisa e leitura.
Ensino Fundamental
Literatura
Outras expressões: letras de música, pop arte, quadrinhos, cordel


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Conhecer e compreender a produção artística como forma de expressão, comunicação e informação através da Pop Art;
  • Conhecer a cultura popular brasileira da Literatura de Cordel;
  • Refletir sobre as relações entre a Literatura de Cordel e a xilogravura;
  • Experimentar a técnica da xilogravura com algumas adaptações com a Pop Art.
  • Duração das atividades
  • 02 aulas de 50 minutos cada
  • Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
  • Exploração oral dos conhecimentos prévios.
  • Estratégias e recursos da aula


Aula 01:
  • Ouvir a música (comida dos Titãs) para introduzir o assunto;
  • Levar os alunos para o laboratório para pesquisa e leituras sobre o assunto em estudo;
  • Propor aos alunos que naveguem livremente dentro do contexto;
  • Após o estudo propor aos alunos que realizem uma produçãoindividual com estética de obra pop, a qual se identificam mais;
  • Pintura individual de desenhos de Pop Art;
  • Responder em grupo questões sobre a aula;
  • Expor os trabalhos dos alunos no varal no corredor da escola;


Aula 02:
Depois de breves comentários da aula anterior, apresentar as imagens contextualizando-as, de maneira a dar enfoque nos temas: Pop Arte e Literatura de Cordel com ênfase dando ênfase à técnica de xilogravura.
  • Exploração oral dos conhecimentos prévios sobre a Literatura de Cordel.
  • Levar os alunos ao laboratório para pesquisar, ler e vê os slides sobre o tema proposto.
  • Produção em dupla de história em quadrinhos usando o programa HAGAQUÊ.
  • De volta à sala de aula houve uma roda de conversa para que cada aluno falasse da aula no laboratório, o que eles acharam? O que eles aprenderam? Qual a diferença desta aula para as outras do dia a dia?
  • Propor uma atividade de pintura sobre pop arte e cordel.
  • Exposição dos trabalhos no mural no corredor da escola.
  • Depoimento escrito sobre o assunto em estudo.

Recursos Complementares

Blogs

Pesquisa na internet.
·         Revista Bravo
·         Portal São Francisco
·         Literatura de Cordel
·         Reportagem sobre J. Borges
·         J. Borges1
·         J. Borges2
·         Samico1
·         Samico2

Adaptação de imagens de pop arte e literatura de cordel para uso no programa Hagaquê

·         Baixar programa Hagaquê


Avaliação
Os alunos serão avaliados seguindo alguns critérios definidos por eles e o professor:
  • Participação nas discussões.
  • Empenho em colaborar com o tema escrito e oralmente.
  • Criatividade na pintura dos desenhos




         

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vida

Que bom poder amanhecer e agradecer a Deus pela vida, ela é o bem mais precioso que temos, portanto, vale lembrar que ela é para ser vivida com muito amor, prazer, fé, carinho, amizade e acima de tudo com dignidade. Viver é fazer do dia a dia uma festa para colaborar com um mundo melhor, onde as pessoas seja respeitada dentro desta sociedade que exige tanto de nós. Viver é valorizar cada gesto, cada momento, cada atitude que nos faz crescer como pessoa e como cristão, viver é amar sem pedir nada em troca, viver é ajudar sem querer ser compensado, viver é dizer para o mundo o que é ser feliz, viver é dizer para as pessoas  do nosso convivio o quanto as amamos, viver e dizer OBRIGADO MEU DEUS PELA VIDA.
              Luisa