segunda-feira, 31 de outubro de 2011
REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
Aos vinte oito dias do mês de outubro de dois mil e onze, foi realizado na Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus com a turma do quinto ano “C” duas aula sobre Pop Art.
A primeira etapa foi na sala de aula com apresentação do tema com a professora Ana Rachel a mesma fez uma breve exposição como seria desenvolvida a aula.
No segundo momento os alunos foram ao laboratório de informática iniciando a aula com a música dos Titãs- Comida, após a música foram apresentados os slides com explanação sobre o que é Art Pop pela equipe, em seguida os alunos formaram duplas para realizar as atividades propostas pela equipe que foi visitando os blogs e lerem mais sobre o assunto em estudo.
O terceiro momento foi de volta à sala de aula para que os alunos realizassem as atividades de pintura de diversas formas, eles interagiram juntos à matéria entenderam o que é linguagem visual, pop arte e os movimentos modernistas de cada época, a resposta dos alunos sobre o tema estudado foi o excelente trabalho que eles realizaram com tanta perfeição, que foi exposto no corredor da escola para admiração das pessoas.
Foi uma aula bem dinâmica e bem desenvolvida que resultou em uma ótima aprendizagem dos alunos, segundo seus depoimentos escritos e orais.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus
Araguaína-outubro de 2011
Plano de aula - Tema: Pop Arte Turma: 5º ano “C” vespertino
1 | Acolhida | Música: “Comida do Titãs” |
2 | Curtindo a leitura | Uso do laboratório para pesquisar e lê sobre: “pop arte” |
3 | Desenvolvimento da aula | |
3.1 | Habilidade | Conhecer e compreender a produção artística como forma de expressão, comunicação e informação através da pop arte. |
3.2 | Conteúdo | História da pop arte. |
3.3 | Metodologia | *Ouvir a música ( comida dos Titãs) para introduzir o assunto; *Levara os alunos para o laboratório para pesquisarem e lerem sobre o assunto em estudo; *Propor aos alunos que naveguem livremente; *Após o estudo propor aos alunos que realizem uma produção individual com estética de obra pop, a qual se identifica mais; * Pintura individual de desenhos de pop arte. * Responder em grupo questões sobre a aula. *Expor os trabalhos dos alunos no varal no corredor da escola. |
3.4 | Avaliação | Verificar através do envolvimento em todo processo e realização dos trabalhos a aprendizagem dos alunos. |
4 | Recursos pedagógicos | Caixa de som; data show; internet; desenhos e pintura. |
5 | Fonte | Sites: |
Equipe de elaboração e execução do Planejamento:
Ana Rachel Figueira Rocha - Professora
Luisa Leocádio Barbosa Pontes - Coordenadora Pedagógica
Marineide Martins Duarte - Professora
Railon Borges de Oliveira - Coordenador Financeiro
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Quem sou como professora e aprendiz.
Hoje ser professor é abrir novos caminhos para uma aprendizagem significativa com um sentido real, é dar ao aluno oportunidade de fazer novas descobertas na diversidade do conhecimento, se professor é ir além dos conteúdos é ter habilidade para instigar o aluno a ser um pesquisador desafiando-os a serem investigador do seus saberes, ou melhor do conhecimento, usando as tecnologias disponiveis para colaborar com os educadores em sala de aula, hoje ser professor é ser um eterno aprendiz do novos conhecimentos e ser um organizador das informações obtidas para saber lidar com as diversidades da sala de aula. Ser professor hoje é superar a cada dia os desafios que essa profissão exige de nós com a certeza de que somos verdadeiros colaboradores da processo ensino aprendizagem.
Como professora sou uma pessoa que busca estudar, conhecer e aplicar novas metodologias que facilitem o processo ensino aprendizagem, dando a cada aluno a oportunidade de aprender dentro de suas possibilidades, respeitando o potencial e os limitações de cada um, procuro inserir o uso das tecnologias dentro da sala de aula de modo que favoreça a aprendizagem, já que ela é nossa aliada e faz parte dos nossos afazeres pedagógicos. Participo das formações continuadas que a escola oferece e procuro ler para está bem informada já que a aprendizagem é conhecer e organizar o que aprendemos é neste universo de conhecimento que me encontro hoje como professora, uma eterna aprendiz....
Como professora sou uma pessoa que busca estudar, conhecer e aplicar novas metodologias que facilitem o processo ensino aprendizagem, dando a cada aluno a oportunidade de aprender dentro de suas possibilidades, respeitando o potencial e os limitações de cada um, procuro inserir o uso das tecnologias dentro da sala de aula de modo que favoreça a aprendizagem, já que ela é nossa aliada e faz parte dos nossos afazeres pedagógicos. Participo das formações continuadas que a escola oferece e procuro ler para está bem informada já que a aprendizagem é conhecer e organizar o que aprendemos é neste universo de conhecimento que me encontro hoje como professora, uma eterna aprendiz....
ativ2.2_luisa
Diante do contexto em que vivemos, onde as tecnologias são ferramentas que chegaram para ficar principalmente no ambiente escolar, precisamos usá-las de forma adequada no processo ensino aprendizagem. É sobre o futuro da educação do Brasil com uso dessas tecnologia que o professor Ladislau Dowbor, faz comentários de grande importância para nós educadores. Ele nos leva a refletir as nossas práticas educacionais, de forma que nosso ambiente escolar seja realmente um lugar onde se constroe a educação formal. Portanto, a tecnologia não deve ser apenas uma ferramenta mas um elemento estruturante na educação. E para facilitar o nosso trabalho enquanto educadores, faz-se necessário nos prepararmos para vivermos a realidade que a internet nos proporciona com uma linguagem diferenciada mas que deve ser vista como uma nova forma de conhecimento. Devemos utilizar as tecnologias apoio pedagógico. Um exemplo disto é esse curso que estamos fazendo “Ensinando e Aprendendo com os TIC,” que está nos oferecendo a oportunidade de ensinar e aprender de forma significativa e segura. Finalizo com uma frase do professor Ladislau Dowbor, “ a escola tem que ser um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaço dos conhecimento que hoje se multiplicam...”
ativ.2.1_luisa
Reflexões sobre navegar livremente. Hoje,no curso Ensinando e Aprendendo com as TICs, naveguei na internet no portal do professor, encontrei materiais excelentes sobre as tecnologias em sala de aula onde está mostrando o uso das tecnologias nas aula, como elas devem ser usadas para ajudar na aprendizagem,ou seja, a forma correta de utilizar essas ferramentas como apoio pedagógico, uma outra pesquisa interessante foi a professora que criou uma história para cada letra do alfabeto para alfabetizar, com esse projeto ela consegue ensinar as crianças lerem naturalmente associando a história com a letra estudada, é uma forma muito interessante de alfabetizar, gostei muito dessa navegação. O portal do professor foi é um show lá encontramos tudo que precisamos para enriquecer nossos conhecimentos e aplicar em nossa escola.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Fazendo a diferença com uso das TICs
O curso aprendendo com as tecnológias ofertado para os educadores pelo MEC, vem fazendo a diferença no nosso aprendizado, além de aprendemos usar as ferramentas como aprendiz, somos levados a incorporá-las como apoio pedagógico na sala de aula para facilitar a aprendizagem dos alunos e aperfeiçoar nossos conhecimentos com as tecnologias disponíveis na escola. Para mim este curos tem sido de grande valia porque estou me esforçando e buscando ajuda para realizar todas as atividades que o mesmo propõe, isto é bom para minha formação pessoal e profissional.
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Conceituando Hipertexto
Conceituando Hipertexto Falar de hipertexto é fazer uma análise das leituras feitas sobre o assunto é procurar um conceito que para mim seja o mais completo, e não foi fácil encontrar essa definição tão exata, uma vez que todos os conceitos sobre o que é hipertexto são praticamente iguais, mas encontrei um que me deixou bastante satisfeita com a definição que é:” Segundo Theodor Nelson, hipertexto é uma escrita não sequencial-texto que se ramifica permitindo alternativas ao leitor, ou melhor, lido em uma tela interativa. Popularmente concebido como uma série de pedaços de texto conectados por links que oferecem ao leitor diferentes caminhos.” O bom do hipertexto é porque o leitor pode fazer uma leitura sem a preocupação de seguir um sequencia, uma vez, que ele pode ser lido começando pelo meio ou pelo final sem fazer diferença na compreensão, isto é legal porque foge dos padrões tradicionais da leitura. È uma ferramenta que deve ser usada como incentivo em sala de aula porque é uma forma dos alunos buscarem informações necessárias na construção de novas descobertas e novos conhecimento. Essa é uma das possibilidades que o hipertexto te propõe uma navegação através de links que abre caminhos para você percorrer a rede de conhecimentos interligados onde se aprende buscando, pesquisando, lendo e questionando e tudo isto serve na construção do conhecimento pessoal, portanto, essas descobertas é uma nova forma de aprendizagem, onde o navegador percorre os caminhos nos site a procura de conceitos, dinamismo, interatividade e assim acontece a aprendizagem de fato, porque se aprende buscando informações que possibilita ampliar conhecimentos. È isto que está acontecendo conosco que estamos participando do curso Ensinando e Aprendendo com as TICs, porque cada aprendiz é responsável pela sua aprendizagem no caso saber o que é hipertexto que para mim é um conjunto de possibilidades que abre caminhos ou percurso para uma formação individual onde o navegador é responsável pela própria aprendizagem através dos links que resulta em nova descoberta e na construção de novas ideias de infinitas linguagens disponíveis na rede de conhecimento interligados na busca de informações. Uma outra informação sobre hipertexto que me chamou atenção foi a sua origem nos anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a ideia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática. “Hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos e sequências sonoras”. Google, Wikipédia. O hipertexto é uma modalidade nova que faz parte do novo vocabulário escrito e falado da atualidade onde a sociedade esta vivenciando o auge das tecnologias como parte fundamental da vida, porque não conseguimos nos vê sem esses aparelhos que nos conecta com o mundo todo em questão de minuto, nos dando oportunidade de vivermos informadas e informatizadas, e isto é genial, nossos antepassados que nos perdoem.
Assinar:
Postagens (Atom)